quinta-feira, novembro 24, 2005

CRIADOURO ANDRADE

Recebi do criador Alexandre Luis de Andrade Capretz, algumas fotos de filhotes 2005 de sua criação em Rio Claro - SP, onde cria canarios de cor e porte.

AC.AM.MS.MC

AG.AM.MFMS

VM.MF

GLOSTER COM TOPETE

quarta-feira, novembro 23, 2005

TESE PARA MESTRADO

Atendendo ao pedido do companheiro criador e sócio da SOS- Sociedade Ornitológica do Salvador, SILVIO CESÁR ORDINE, estamos postando a íntegra da sua correspondência aos associados daquele Clube.

"Prezados Senhores:

Quando participei da reunião dos associados naquela noite na casa de Everaldo, expressei a intenção de defender minha tese de mestrado na área de canaricultura. Por se tratar de um assunto que para a maioria é desconhecido, tive um trabalhão no convencimento da relevância do tema para uma dissertação de mestrado. Para vocês terem uma idéia, só existe uma tese registrada no banco de teses da CAPES, referente ao assunto. Graças a ajuda de alguns de vocês, em especial, meus amigos Arelano e Caio, após levar algumas revistas de clubes, artigos e conseguir a tese de mestrado da Rita Souza (proprietária do Canarino), finalmente consegui convencer meu orientador sobre defender minha tese em canaricultura. Agora é véro! Neste momento preciso definir o que vou fazer.

Baseado na leitura da tese de Rita, a qual foi escrita em 1998, percebi que poderia ser a minha oportunidade focar nas melhorias do Canarino e/ou atualizar-lo como por exemplo, na época só existiam 358 cores. Porém, percebi hoje que Rita vem atualizando seu software a cada nova mutação ou cor oficializada ela desenvolve a fórmula genética para a nova cor e manda uma versão atualizada para seus clientes. Ou seja, comparando o que li na tese a respeito do Canarino e o que ele é hoje, houve muita evolução. Ou seja, talvez atualizar ou complementar este software hoje talvez não seja o melhor caminho ou não seja um motivo suficientemente justificável para uma dissertação de mestrado.

Entrei em contato com o orientador de Rita na época e ele disse que a sugeriu, logo após sua defesa, a pensar na possibilidade de criar um módulo que ajudasse aos criadores na formação de quartetos para concursos. Não consigo imaginar como um modelo computacional seria capaz de contribuir suficientemente para melhores resultados neste sentido. Ou seja, acho que esta também está descartada.

Outro dia, estive na casa de Arelano e ele reclamou de algo no Canarino. Disse que o software só pode ser utilizado em uma máquina. Ele gostaria de poder acessar de uma maquina, o software instalado em uma outra máquina em pavimentos diferentes da casa por exemplo. Baseado nisto, pensei imediatamente em criar algo que o Canarino não oferece, uma versão WEB. Assim o licenciado, com o seu login e senha, poderá acessar a base de dados de qualquer máquina que esteja conectada na internet. Fui um pouco além disto, penso em desenvolver algo para os clubes para ser utilizado por todos os seus associados. Por que não criar algo que mantenha uma base contendo informações sobre os plantéis de todos os associados, mostrando disponibilidades de pássaros para venda, pontuações dos últimos concursos, etc... Penso também em implementar uma forma reversa do Canarino. Por exemplo, você escolhe uma cor nova a ser adicionada ao seu plantel, “quero criar agora Amarelos ”. O software, lhe daria as possibilidades de casais necessários para se conseguir esta cor. Além disso, lhe mostraria uma lista contendo a disponibilidade desses pássaros à venda de cada associado do clube.
Gostaria de poder contar com vocês, neste levantamento de necessidades dos criadores. Ou seja, para se trabalhar numa solução, é necessário primeiro definir o problema e estou neste momento a busca dele ou deles. Quais são os maiores problemas enfrentados pelos clubes? Pelos associados? Digo com relação a controle, organização, metodologia, etc... Pretendo desenvolver um modelo computacional para ajudar-los mas antes preciso saber “em que” posso ajudar-los excluindo a parte financeira infelizmente.

Gostaria de também de poder contar com vocês com relação a materiais didáticos: livros, artigos, enfim, todo material possível a respeito da história, criação, evolução, mutações e genética das cores dos canários. Se possível, para aqueles que usam seus livros, revistas e/ou artigos como referência, que eu possa ao menos tirar uma cópia.

Talvez não seja possível até a data da defesa que eu desenvolva um sistema completo e sim um protótipo defendendo uma proposta que prove a possibilidade do desenvolvimento de um modelo e deixando para implementar-lo mais tarde. Ou seja, meu foco agora é a parte genética, a tentativa de se conseguir as fórmulas, os genótipos e necessidades genéticas hereditárias para a obtenção de cada uma das 466 cores hoje oficializadas pela FOB."


Meus dados para contato:

Emails:
sordine@clba.com.br ou scordine@gmail.com
Telefones: Trab. 71 -3370-5343 ; Res. 71-3288-1780 ; Cel. 71-8815-5573

Atenciosamente,

Silvio Cesar Ordine.

BOUBA EM CANÁRIOS

Recebi de um leitor, a foto que estamos postando e aproveitamos para alertar a todos os criadores, da necessidade de vacinação dos plantéis anualmente. Esta é a única forma de diminuir os riscos desta doença causada por um Poxvírus, onde o tranportador é o mosquito.

PÁSSARO CONTAMINADO PELA BOUBA

segunda-feira, novembro 21, 2005

REPRODUTORES E FILHOTES CANARIL ATLÂNTICO

Estou postando hoje, algumas fotos de filhotes 2005 e reprodutores do Canaril Atlântico, para os comentários dos amigos.

FILHOTES AC.AM. 2 DIAS

FILHOTES VD. 22 DIAS
FILHOTE VD. 45 DIAS
FILHOTE VD. 60 DIAS
FILHOTE VD. 45 DIAS
FILHOTE VD 45 DIAS
FILHOTE VD.MF. 48 DIAS
FILHOTE BR. 58 DIAS
FILHOTE AC.PR.DO. 50 DIAS
MATRIZ CN.AM.IN./FE

REPRODUTOR FE.LU.IN.MC.
REPRODUTOR VD.MF.IN.

REPRODUTOR VD.INREPRODUTOR AZ.DO.

quinta-feira, novembro 17, 2005

CRIADOR ANTIGO VOLTA A CRIAR

VD.MS

É isto aí! Quem já provou o gostinho bom de ver seus pássaros serem julgados, disputando com outros, alimentar filhotes no ninho e curtir um bom papo numa roda de criadores: não fica afastado por muito tempo! Isso mesmo. José Campodonico, criou a família e canários de cor em Volta Redonda por muitos anos.
Aposentou-se e mudou-se para Salvador, buscando uma melhor qualidade de vida, onde hoje vive numa bela casa no bairro de Stella Maris ( Itapoan), curtindo os netos e as belezas do local.
Durante os dois primeiros anos, manteve alguns contatos com criadores baianos, visitando criatórios e fabricando artefatos para a criação como sejam: cochos de chapa galvanizada, banheiras, ninhos, porta-verduras etc., para ocupar o tempo.
O gostinho foi voltando até que em maio passado, adquiriu alguns casais de canários para reiniciar a sua criação.
Os resultados começam a aparecer. Estamos postando aqui, algumas fotos de filhotes (2005) de VD. MS e AZ., fotografados hoje à tarde em sua casa lá em Itapoan.
Vá em frente amigo! Seja bemvindo de volta ao mundo dos pássaros.
AZ.

VD.MS VD.MS

REGISTROS

Registramos e-mail's recebidos dos companheiros:
JULIO CESAR BARBOSA- Presidente da Soc. Paranaense de Canaricultura e Ornitólogia - SPCO, e aproveitamos para agradecer as palvras de elogio e incentivo.
RECOMENDAMOS UMA VISITA AO SITE: www.spco.com.br - VALE À PENA!
Do criador LUIZ REINALDO - Canaril Alvorada - Curitiba -PR.
Obrigado Luiz! Parabéns pela organização do seu Canaril e as belas as fotos de alguns dos seus pássaros.

AUSENCIA.

Pela segunda vez em menos de um mes, tivemos problemas com os equipamentos . Desta vez com a antena de rádio-internet, da empresa da qual somos assinante.
Espero que esta fase de panes esteja superada e que, possamos de agora por diante, estar diariamente escrevendo e transmitindo no Serinus Canarius, notícias e postando o que voces nos têm enviado.

domingo, novembro 06, 2005

SOS INFORMA.

SÓCIOS

A partir de 01.11.2005, passou vigorar as novas categorias de sócios aprovadas em Reunião de Diretoria : sócio-iniciante e sócio aspirante, ambas com anuidades e direitos diferenciados, visando a conquista e aumento do quadro social.

Consultem o presidente Antonio Carlos Martins Soares – tel: 71-9981.2844.
JUÍZES CONCURSO 2006

A SOS, coloca o plantel dos seus associados em julgamento através do conhecimento e competência de dois grandes Juízes expoentes da canaricultura mundial:

Luiz Fernando Fachini Beraldi, Presidente da FOB e da COM e o Vice-Presidente Técnico da FOB e Presidente da OBJO Antonio Celso Ramalho, foram confirmados para julgar o 35º Campeonato Regional de Canários de Cor e Porte de 2006.
EXPOSIÇÕES ITINERANTES

A SOS manteve contato com as Administrações do Parque Metropolitano de Pitiassú e do Parque da Cidade, conseguindo a autorização de ambos para a realização de pequenas exposições nos finais de semana naquelas localidades, com o intuito de divulgar e fomentar a criação de canários de cor.
A cada final de semana mais de 5 mil pessoas passam pelos parques, em busca de contato com a natureza
Parabéns Hernani pela grande idéia.
SEDE PRÓPRIA

Bem adiantadas as negociações do presidente Antonio Carlos Soares, para a aquisição do terreno para a construção da sede própria da SOS.

Quem sabe o 35º Campeonato 2006 e o 7º Nordestão 2007 , já sejam realizados lá.

Aguardem o anúncio oficial para breve.

sexta-feira, novembro 04, 2005

MEU CANARIL II



STUD RIO PARDO
Recebi de Olavo Junqueira Neto e Wilson Bittencourt Junior, fotos recém tiradas no canaril, onde mostram baterias de reprodutores e filhotes da geração 05, daquele Stud (execelente qualidade)O Stud Rio Pardo, está localizado na cidade de São José do Rio Pardo em São Paulo, é especializado nas Séries Negros Marrons Oxidados e Canelas Opalinos sem Fator, tendo sido Vice-Campeão Brasileiro em 2004, com um VD.MS.MC, além de várias outras premiações.

Abaixo, fotos tiradas no local, de instalações e filhotes 05.

Bateria de reprodutores verdes



Bateria de reprodutores canelas opalinos



Filhote VD. IN.


Filhote VD.MS



Filhote VD.MF.MS.



Filhote CN.OP.PR.DO.



Filhote CN.OP.AM.MS.

Filhote VD.OP.IN.

Filhote VD.OP.NV.

quinta-feira, novembro 03, 2005

LE PERROQUET



Traduzindo do françês para a língua da nossa terra brasilis, Le Perroquet significa: O PERIQUITO.

Para voces, fotos de flores com forma de pássaros, (Le Perroquet) que foram enviadas pelo companheiro Hernani Gutierres (Canaril Atlântico), mostrando a beleza que é a natureza.
Obrigado amigo Hernani, sinta-se em casa no SERINUS CANARIUS, o espaço aqui é de todos nós.




FOTO 1












FOTO 2
















FOTO 3











FOTO 4












FOTO 5

NOTA DE FALECIMENTO

A Canaricultura da Bahia perde um dos seus maiores baluartes.

GABRIEL DA COSTA RIOS, filado a SOS-Sociedade Ornitológica do Salvador e COFS – Clube Ornitológico de Feira de Santana, do qual foi o seu presidente, deixou o nosso convívio no dia 02.10 p.p.

Os associados da SOS se solidarizam aqui com a família do Gabriel, pela perda do querido amigo.

SERINUS CANARIUS. A VOLTA!



Peço desculpas a todos os visitantes pela ausência nos últimos dias.Tive um pequeno problema de ordem técnica com os equipamentos que impossibilitaram, este escriba de realizar as postagens diárias.
Mas, os problemas já foram superados e aqui estamos novamente com noticias e fotos do mundo do canário.