quarta-feira, novembro 15, 2006

CASA DO PAPAGAIO #2

Nem só de aves do pacífico vive a Casa do Papagaio, lá eles tem também um grande criatório de aves brasileiras.

E são justamente essas, algumas das aves mais bonitas!











Arara-Canindé

Brasileira

A Arara-Canindé, Ara ararauna, é talvez umas das mais conhecidas aves brasileiras, sendo encontrada em nosso território desde o norte até o sudeste.

Habitam também outros países da América do Sul, como Panamá, Guianas e algumas áreas da Bolívia e Paraguai.

Em seu habitat natural alimenta-se de sementes, frutas, castanhas e vegetais.



São aves de grande longevidade, podendo viver até 70 anos quando bem cuidadas, atingindo tamanho entre 75 a 83 cm.

Não é possível se distingüir machos de fêmeas a partir apenas da observação externa, pois ambos apresentam a mesma plumagem: azul na parte dorsal e amarela na ventral. A pele facial é carcterística das araras , com fileiras de penas negras.O bico preto e as patas cinza escuro.


Treinando...

... para voar!

De asas abertas

Ara ararauna

Close up

Esse filhote tinha mais ou menos 6 meses. Eu me surpreendi com a velocidade com que crescem esssas aves.

Assim como os lóris, essa arara é também muito dócil, vindo facilmente para o meu braço, onde ficou tranqüila, pelo menos até resolver bater suas as asas, como se pode ver nas fotos acima.







Tucano toco

O Tucano Toco ou Tucano Açú, Ramphastos toco, é a minha ave brasileira favorita! Colorido, exótico e falante é um dos animais que na minha opinião mais se identificam com o Brasil.

Tucano Açú

São facilmente encontrados em regiões campestres do interior, desde a Amazônia até o Paraguai e também na Bolívia e Argentina.

Ramphastos toco

Esse tucano se alimenta de frutas, sementes, aranhas, insetos e eventualmente pequenas aves e filhotes de lagarto.

Exótico

Não vivem tantos anos quanto as araras, alcançando, em média, "apenas" 20 anos.

Colorido

O este é o maior dos tucanos, possui o bico alaranjado com uma mancha ovalada preta na ponta, pele nua laranja ao redor dos olhos, papo ranco, que no entanto comumente pode estar tingido de amarelo, com contorno vermelho.

Carismático

Não é possível distingüir machos de fêmeas apenas pela observação externa.

Inquieto

Infelizmente o Tucano Toco não é tão dócil como as outras aves que haviam lá, na verdade é bastante inquieto, estando sempre mudando de lugar dentro do viveiro.

Sem dúvida alguma é um animal belíssimo, que encanta pela riqueza de suas cores!









Meu preferido!!!

Quando tiverem uma oportunidade não deixem de visitar e conhecer as aves da Casa do Papagaio, para quem gosta de aves é uma oportunidade incrível para conhecer de perto essas aves lindíssimas.


Para conhecer mais, visitem: Casa do Papagaio.

sexta-feira, novembro 10, 2006

CASA DO PAPAGAIO #1

Aceitei o convite de meu pai e venho prestar uma pequena contribuição a este blog difusor da Ornitologia.

Em uma temporada de dois meses em Campinas, tive a oportunidade de visitar por duas vezes a Casa do Papagaio, no subsolo da Cobasi, pet shop que funciona no estacionamento do Shopping Galleria.

A Casa do Papagaio é um criadouro autorizado pelo IBAMA e foi criado com o objetivo de atender à demanda por aves para a criação doméstica ao mesmo tempo que contribui para diminuição do tráfico ilegal dessas aves.

As aves são criadas e tratadas com muito carinho e há uma equipe de profissionais, inclusive biólogos, responsáveis pelo manejo cuidado de todos os espécimes.

O Ecletus Solomonensis, Ecletus roratus solomonensis, é uma ave extremamente tranqüila, não parece se abalar com nada e seu olhar transmite essa sensação.

São encontrados no Arquipélago de Bismarck e nas Ilhas Salomão, se alimentam de frutas, sementes, folhas, grãos e néctar.

Podem viver até 60 anos e alcançam 35 cm. Enquanto os machos são predominantemente verdes com bicos laranja na parte superior e preto na inferior, íris laranja e patas cinza, as fêmeas são predominantemente vermelhas com parte inferior do peito, abdômen e faixa na nuca de um roxo azulado, o bico é preto, a íris branco amarelado e as patas são cinza, possui ainda um anel azul ao redor dos olhos.

A Ararinha Maracanã-Nobre, Diopsittaca nobilis, é uma ave encontrada em vários países da América do Sul, ocorrendo desde as Guianas e leste da Venezuela até o sul do Brasil, sudeste do Peru e norte da Bolívia. Sementes, bagas, frutos, nozes e flores fazem parte de sua alimentação.

Essa Ararinha vive entre 30 e 40 anos e atinge até 34 cm. Sua coloração é a mesma para machos e fêmeas: verde com a testa azul e ombros vermelhos, assim como algumas penas das asas, a parte nua da face é branca e o bico cinzo escuro, a íris laranja escuro e patas cinza escuro.

O Lóris Amor-Amor, Loris garrulus, me chamou a atenção logo na primeira vez que visitamos a Casa do Papagaio. Eu estava distraído admirando o Ecletus quando de repente ouvi um celular tocar, por um instante imaginei ter vindo da sua gaiola, mas nos meus 29 anos nunca ouvi falar de uma ave que tivesse telefone, quanto mais um portátil! Foi ai que uma garoto que estava perto confirmou ter sido essa linda ave que imitou o toque de um aparelho. Incrível a semelhança!!!

Habitam unicamente o norte das Ilhas Moluccas, na Indonésia, onde se alimentam basicamente de néctar, podendo comer também frutas, flores e até insetos e suas larvas.

Vive até 30 anos atingindo 30 cm. Não apresenta diferenças externas entre machos e fêmeas, é predominantemente vermelho com as asas verdes bordeadas de amarelo, bico laranja escuro e patas cinza escuro.

Lóris Amor-Amor e Miguel

Além de belíssimas, essas aves são também de uma docilidade comparável a de um cãozinho de estimação.

Amizade instantânea

Extendendo-se o braço em sua direção você ganha um amigo exótico e colorido!

Cafuné no pescoço

Esse Amor-Amor gostou tanto de Miguel que quis fazer um cafuné no seu pescoço...

Subindo

... e dar uma coçadinha em sua cabeça!

No alto!

É um pássaro que encanta pela beleza, inteligência e docilidade.


O Lóris Arco-Íris Moluccanus, Trichoglossus haematodus moluccanus, é ainda mais lindo que o Amor-Amor!!! Amistoso e brincalhão conquista a primeira vista.

Originário das Ilhas da Indonésia, Austrália e Nova Guiné, é nectívoro, se alimentando basicamente de néctar.

Vive aproximadamente 30 anos e atinge 26 cm. Machos e fêmeas apresentam a mesma coloração: cabeça azul violeta, peito laranja amarelado, abdômen azuk intenso e colar verde alaranjado, bico laranja e patas cinza.

Expressivo

Além da riqueza de cores, o Lóris Arco-Íris atrai também por ser muito sociável.

Furta-cor

Alguém ai já ouviu a expressão "furta-cor"? Pois é, só pode ter sido inspirada nesta ave!

Doce e colorido

Por sua docilidade, é um dos lóris mais procurados nos pet shops.

Beta e Arco-Íris

Esse Lóris Arco-Íris gostou de Roberta!

Fazendo carinho

Andou pelo braço e foi subindo até parar em seu ombro.

Amizade colorida

Comigo não foi diferente.

" - E ai?"

Explorando

Foi chegando e fazendo amizade!

Conferindo a barba

Eu nunca achei graça em papagaios e embora esse seja um Lóris e não um Papagaio, não podemos negar que eles tem uma certa semelhança, inclusive pelo fato de "falarem".

Mas depois que conheci essas aves fiquei apaixonado, quero um Lóris Arco-Íris!!!

" - Combinado?"






Acho que ele gostou da aliança

Mas não foi só a mim que o o amiguinho conquistou.

Na palma da mão

Arco-Íris e Miguel

Close up!

Miguel também se distraiu bastante brincando com essa ave colorida e extremamente sociável.